LANÇAMENTO NACIONAL

JORNADA UNIVERSITÁRIA EM DEFESA DA REFORMA AGRÁRIA - FUP/UnB 2023

As Jornadas Universitárias em Defesa da Reforma Agrária são uma iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em parceria com universidades brasileiras. As atividades acontecem em todo o país, em abril, mês de mobilização e reflexão em torno da divisão e desmercantilização da terra.

Redação: Brasil de Fato | Brasília (DF) | 18 de Abril de 2023 às 13:29 | original disponível aqui

JURA: projeto que aproxima reforma agrária e universidades completa 10 anos

Evento realizado nesta segunda (17) na Universidade de Brasília reuniu militantes,  professores e estudantes.

Com o objetivo de agregar áreas de conhecimento diversas e atividades como feiras, lançamentos de livros, debates e vivências para pautar a reforma agrária foi lançada nesta segunda-feira (17) a 10ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) na Universidade de Brasília (UnB), campus Planaltina. Parte da agenda do evento foi dedicada ao Abril Vermelho pela memória aos mártires do massacre em Eldorado do Carajás, ocorrido em 1996 no estado do Pará.

O JURA acompanha ainda uma outra iniciativa do movimento: a Jornada Nacional de Luta pela Terra e pela Reforma Agrária, sob o lema “Contra a fome e a escravidão: por Terra, Democracia e Meio Ambiente!”. De acordo com um dos organizadores do evento, o professor da UnB Luis Antônio Pasquetti “é fundamental que os professores e estudantes das 70 universidades do Brasil e as que estão no exterior participem das atividades porque a questão agrária não está resolvida no Brasil".

Professora do curso de Licenciatura em Educação no Campo da UnB, Clarice Aparecida dos Santos, comemorou os 10 anos da jornada. “Trata-se de uma década de experiência coletiva e sistematização de saberes”.

O dirigente distrital do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no DF e Entorno, Marco Baratto, explicou que é importante de recolocar o debate da reforma agrária no centro da pauta de discussão no país. “O MST está em movimento coletivo. A gente vai sempre se movimentar, independente do governo vigente, para que nossa pauta avance”, disse Baratto, destacando que o MST está fazendo ações solidárias e construtivas em todo o Brasil.

“Por que não sonhar com um país justo e generoso?”, indagou Teresa Maia, representante do projeto Brasil Popular e convidada do evento. O projeto defendido por Teresa é, segundo ela, comprometido com a realização da reforma agrária popular, com a implementação de amplos programas e políticas de estruturação da agroecologia como base produtiva e tecnológica.

→ card de divulgação

. Tipo de evento: Jornada

. Data: 17/abril / 2023

. Horário: 17h